Nos últimos anos, os doramas saíram do nicho asiático e viraram fenômeno mundial. Hoje, o mundo inteiro fica vidrado na maioria das estreias e não é à toa, já que essas produções conseguem misturar emoção, romance, humor e até crítica social de uma forma única, conquistando até quem nunca tinha assistido uma série coreana antes.
Mas manter a qualidade do começo ao fim é um desafio e tanto. Quantas vezes você não começou um dorama cheio de expectativas e lá pelo meio a história se perdeu? Pois é, só alguns poucos conseguem entregar uma experiência completa, onde cada episódio importa na construção da narrativa e nada é perdido.
É justamente sobre eles que vamos falar aqui: os doramas que são obras-primas do início ao fim. Nesta lista, separamos 10 histórias, de romances de época até suspenses implacáveis, que são perfeitas em todos os seus episódios. Ah... no final, você vai entender por que o último dorama da lista é tão especial a ponto de mudar a forma como você consome k-dramas.
Song Joong-ki brilha em um dos doramas mais marcantes da última década. O ator de 'Vincenzo' interpreta um homem que, após ser traído e morto, acorda no corpo do neto mais novo da família responsável pelo seu assassinato. É vingança, poder e emoção em cada episódio. E o melhor: não tem episódio arrastado, já que a série é redondinha do começo ao fim.
Imagine um chef moderno acordando no corpo de uma rainha da Era Joseon. É essa maluquice deliciosa, quase parecida com a de 'Bon Appétit, Vossa Majestade', que faz de 'Sr. Rainha' um dorama único. Hilário, cheio de intriga política e com uma pitada de romance que vai crescendo devagar, sem pressa. O resultado é uma das comédias mais bem construídas da TV coreana.
Woo Young-woo é uma advogada autista e brilhante. A série, considerada uma das melhores da história, acompanha os desafios de sua vida profissional e pessoal, com casos jurídicos emocionantes e um romance fora do convencional. O diferencial está na sensibilidade com que a trama é construída - e claro, na atuação impecável de Park Eun-bin, que dá vida à personagem.
Este é dorama é um retrato da obsessão das famílias coreanas em colocar seus filhos nas melhores universidades. 'Sky Castle' virou fenômeno porque toca em uma ferida real da sociedade, além de misturar intriga, segredos e ambição. É daquelas séries que começam tensas e vão só aumentando até explodir o seu ápice.
Com Park Seo-joon no papel principal, 'Itaewon Class' é uma série sobre vingança, mas também é sobre amizade, identidade e sonhos. Após perder o pai, Sae-ro-yi decide abrir um restaurante e enfrentar os poderosos que destruíram sua vida, mas encontra apoio importante de amigos para o seu plano.
Antes de se tornar mundialmente conhecido como o Front Man de 'Round 6', Lee Byung-hun protagonizou essa obra de época ambientada nos anos 1900. 'Mr. Sunshine' mistura romance, política e luta pela independência da Coreia na época da ocupação japonesa, com atuações de tirar o fôlego. Um épico em todos os sentidos.
Um dos doramas mais famosos de todos os tempos acompanha um soldado norte-coreano e uma herdeira sul-coreana que se apaixonam em meio às barreiras dos países. 'Pousando no Amor' é clichê? Pode até ser. Mas Hyun-bin e Son Ye-jin transformam esse romance proibido em uma das histórias mais envolventes já vistas nos doramas. É impossível não se apegar.
Quase uma década depois de sua estreia, 'Goblin' continua insuperável no quesito romance sobrenatural. Gong Yoo e Kim Go-eun formam um casal inesquecível em meio a uma trama que mistura amor, mitologia da cultura coreana e amizade. Do humor leve aos momentos mais emocionantes, é uma montanha-russa perfeita para os amantes de romance.
Lee Joon-gi e Moon Chae-won estrelam esse suspense eletrizante sobre um homem com um passado sombrio e uma esposa investigadora que começa a desconfiar de quem ele realmente é. 'Flower of Evil' é cheio de reviravoltas, revelações e uma tensão que só cresce a cada episódio. Este dorama é do tipo que faz você maratonar sem conseguir parar.
Para fechar a lista, uma das séries mais profundas já feitas: 'My Mister'. IU interpreta Lee Ji-an, uma jovem cheia de cicatrizes emocionais, que cruza o caminho de Park Dong-hoon (Lee Sun-kyun), um homem igualmente marcado pelas responsabilidades da vida. Essa não é uma história leve, mas é transformadora, pesada, dolorosa e, ao mesmo tempo, curativa. Este k-drama é um daqueles que ficam em seu coração muito depois do último episódio.